As lesões encefálicas são de diferentes tipos e com diferentes consequências. Elas podem ocorrer de forma abrupta – como traumas – ou crônicas, como as doenças degenerativas do sistema nervoso central. Ambas trazem consequências para a vida do indivíduo e para sua família.
A adaptação necessária se inicia com mudanças simples em casa, mas que trazem grandes repercussões, como o cuidado diário com o paciente.
Algumas lesões causam dependência total para as atividades da vida diária.
O Sistema Nervoso apresenta algumas formas de se adaptar e suprir essa lesão, tentando uma recuperação funcional do que foi perdido com a lesão. Mesmo que essa recuperação seja mínima e lenta, ele passa a se reorganizar na tentativa de estabelecer essa organização, apresentando uma alternativa estrutural para que ocorra a recuperação parcial ou total da função.
O maior objetivo do tratamento é a reabilitação do paciente com a maior independência possível nas atividades da vida diária, para que assim ele tenha capacidade de ter uma vida adaptada e feliz, convivendo então com familiares e amigos como ocorria antes da lesão.